{Saga da ETEC} Explicações + Expectativas

Hey pessoal!
Como vocês perceberam eu abandonei o blog nessas férias (nem teve balanço de 2015), mas estou de volta com novidades (nada melhor que isso) e uma nova sessão aqui no blog (ebaaaaa).

Então gente... Eu passei na ETEC!!! Tuts, tuts, tuts, tuts...

Para quem não é de São Paulo e não conhece, as ETEC's são escolas públicas com Ensino Técnico, para entrar numa dessas escolas precisa fazer uma prova, e na hora da inscrição você opta por fazer apenas o Ensino Médio (muito concorrido para entrar), só o Técnico ou os dois juntos (mas aí você passa o dia inteiro na escola). Eu optei pelo Ensino Médio Integrado ao Ensino Técnico de Meio-Ambiente.


Por que escolhi Meio Ambiente?


A ETEC é uma escola muito voltada para tecnologia, ou seja, a área de Exatas, é claro que existem ETEC's com cursos de Humanas (muito legais, por sinal), mas elas são mais para o Centro de São Paulo, na minha cidade tem duas escolas técnicas, e nenhuma delas possui curso de humanas (que é a área em que pretendo trabalhar).

Tudo bem, estava determinada a passar nessa escola mesmo sem ter nenhum curso do meu interesse, quando fui olhar as opções me deparei com Informática (não), Contabilidade (não mesmo), Segurança do Trabalho (???), Nutrição (hum, talvez), Química (interessante) e Meio-Ambiente. Fiquei em dúvida entre Nutrição e Meio-Ambiente, optei pela segunda opção pois me lembrei que a primeira coisa que eu quis ser na vida foi Bióloga, eu tinha umas ideias de salvar as baleias, entrar para o Greenpeace, descobrir novas espécies de animais, etc. Meio-Ambiente ainda é um tema que gosto, só não é uma paixão, mas estou feliz sabendo que vou estudar sobre ele (quem sabe passo a me interessar mais?).

Como foi a prova?


Todos os anos as provas da ETEC tem um tema, o tema do ano passado (a prova foi em dezembro) foi sobre o Solo, as questões estavam bem específicas no tema, até mesmo as de português tinham a ver com isso. Achei a prova complicadinha, mas não estava impossível de responder, a gente lê uma vez e pensa que é a coisa mais difícil do planeta, mas na segunda leitura tudo fica mais claro na nossa mente haha.

*Para quem quer fazer a prova e precisa de dicas de estudo, sugiro rever as matérias de quinta até a oitava série (principalmente oitava), tem alguns temas que sempre caem: Figuras de Linguagem, Climas, Doenças, Era Vargas... Você pode se preparar melhor fazendo as provas dos outros anos (que são disponibilizadas no site da ETEC) e conferindo nos gabaritos! Se você ainda não tem aulas de Química, Física e Biologia, sugiro dar uma pesquisadinha nos temas. Boa sorte!

O resultado da prova saiu dia 14 de janeiro e eu passei em oitavo lugar O/. Fiz a inscrição nessa segunda-feira e as aulas começam dia 11 de fevereiro (sim, numa quinta-feira).

Coisas que Descobri sobre a ETEC


Minha ETEC tem armários! Uhuuuuul! Sim, pessoal, aqueles armários dos filmes americanos e das escolas dos nossos sonhos. Para usar o armário você tem que fazer um aluguel anual (100 reais). O número dos armários é por sorteio, estou torcendo para não tirar um daqueles que fica perto do chão.

Como vou ter muitas aulas práticas em laboratório, tive que comprar um jaleco para usar nessas horas, fiquei me sentindo uma cientista maluca quando experimentei ele!

Como vou ficar o dia todo na escola (das sete às quatro da tarde), tenho que levar marmita e já comprei a minha, o modelo é esse aqui, na cor azul mesmo:

Link da Loja
Agora estou pesquisando receitas legais de coisas que posso levar na marmita e que não estraguem. Lá na ETEC é só colocar na geladeira e na hora que for comer, no microondas (na minha tem quatro deles). Também tem marmiteiro de água, mas aí sua marmita tem que ter uma boa tampa para a água não entrar na comida.

Expectativas


Sei que o ensino da minha ETEC vai ser puxado e bem diferente da minha escola do ano passado, mas como eu gosto de estudar, espero me adaptar bem. É claro que agora vou gastar mais tempo estudando, fazendo trabalhos e realizando pesquisas, mas vou aprender bem mais e não vou tanta dificuldade no Enem, já que o estudo será avançado.

Fonte da Imagem
Ouvi dizer que na ETEC tem muitas festas e feiras de ciências, espero me divertir bastante (na hora certa) e fazer muitas apresentações e seminários legais (sempre quis participar de uma feira de ciências).

Também espero conhecer gente nova, mas já vou carregando dois amigos meus que passaram para Meio-Ambiente junto comigo (ajuda na hora de estudar).

Resumindo... Mudar de escola esse ano vai ser uma aventura que acabou de começar, e vocês vão me acompanhar nela pois ainda vou falar bastante desse tema por aqui, na próxima vez será um post especial do primeiro dia de aula (como será que vou me sair? Ahhh que ansiedade!).

Que 2016 seja um ano cheio de professores legais e dispostos a nos ensinar muito!

***
Espero que tenham gostado da nova sessão aqui do blog!
As minhas aulas começam dia 11, e a de vocês?
Beijinhos... Sam Culceag.

2 comentários

  1. Oi Samantha!
    Fazer o Ensino Médio com técnico integrado parece ser bem legal mesmo, já que, diferentemente dos EM normais, nele a gente pode escolher a área em que vai focar. As escolas desse tipo aqui do RS se chamam IFRS e pretendo entrar nelas também.
    Boa sorte no primeiro dia de aula!
    (ah,a propósito minhas aulas começam dia 24 de fevereiro)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Não fazia ideia que tinha armario ,sempre foi um sonho ter um ,pena uqe nao (p&*@! meu) mas boa sorte Samantha.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, vou adorar saber sua opinião!
Tem um blog? Após seu comentário deixe o link para que eu possa retribuir.
*Não serão retribuídos comentários como "gostei" e "legal", leia a postagem antes de comentar!