{Resenha} O Senhor dos Anéis - O Retorno do Rei

J.R.R. Tolkien * 1994
450 páginas * Martins Fontes

"O Retorno do Rei" é, infelizmente, o último livro da trilogia "O Senhor dos Anéis" de J.R.R.Tolkien, a história que começou com chave de ouro acabou mil vezes melhor, me deixando com uma sensação de satisfação e orgulho gigante, virar a última página desse livro foi como cumprir um objetivo de vida.

Frodo e Sam continuam sua jornada até Mordor para destruir o Um Anel na Montanha da Perdição, enquanto isso Aragorn, Legolas, Gimli, Merry, Pippin e Gandalf se preparam para a guerra que se aproxima.
"Não existe retorno de verdade. Embora eu possa voltar, o Condado não será o mesmo, pois eu não serei o mesmo." 
O terceiro filme é o que eu menos gosto, não curto muito a cena da aranha nas telinhas, mas confesso que no livro é outra história, as descrições são incríveis e ela se tornou umas das minhas cenas preferidas dos três livros, em compensação, a batalha do Abismo de Helm do segundo livro, foi meio sem graça, mesmo sendo a melhor parte dos três filmes. Ler o livro é bem diferente do que ver o filme, mesmo que a adaptação de Peter Jackson tenha sido incrível.

O final da história também é bem diferente, incluindo a viagem de volta e a chegada ao Condado, a ação não acaba quando a gente pensa que vai acabar e mais coisas acontecem!

Minha personagem preferida nessa história foi a Éowyn, em parte por ser uma das únicas personagens femininas e outra por ser muito corajosa e lutar melhor que os homens hehe, tem muito mais detalhes sobre essa personagem no livro! O Sam também é demais, haja determinação para aguentar o Frodo!

Nos apêndices gigantes que tem no final, as histórias dos efos foram as que achei mais complexas, as dos homens foram as de melhor compreensão e narraram um monte de batalhas! Mas meu apêndice preferido foi o do povo de Durin (os anões), li a história duas vezes de tão legal que achei, muito do que está narrado nele foi usado nos três filmes de "O Hobbit".

Estou começando a gostar mais dos anões que dos elfos (pode isso, minha gente?), é claro que as histórias que amor élficas são as melhores (ah, Beren e Lúthien), mas realmente a história dos anões com seus tesouros, suas lutas contra orcs e dragões e suas migrações me encantam mais que as batalhas élficas. O jeito é amar elfos e anões, mesmo com a inimizade entre eles, mas continuo sendo uma elfa vinda de Lothlórien.

Quando se lê um livro de fantasia você sai numa aventura que te leva para lugares distantes do seu lar, você vê em detalhes como as guerras só trazem destruição, aprende o verdadeiro valor da amizade, amor e do companheirismo, você se torna mais corajoso lá no fundo do coração. Toda aventura tem seu fim, seja pela última linha de um livro ou uma viagem de volta, mas tudo aquilo que viveu nunca sairá de dentro de você, só que agora não passa de uma lembrança, mais cedo ou mais tarde a saudade vai bater e você vai precisar de uma outra aventura. O remédio é ler mais obras do Tolkien ou de outros autores que criaram mundos tão mágicos, viajar para outros lugares por meio das páginas de um livro é a melhor das aventuras!

Nada menos que cinco estrelas.
Beijos élficos... Samantha Culceag.

Nenhum comentário

Postar um comentário

Obrigada pela visita, vou adorar saber sua opinião!
Tem um blog? Após seu comentário deixe o link para que eu possa retribuir.
*Não serão retribuídos comentários como "gostei" e "legal", leia a postagem antes de comentar!