{Resenha} Maus

Art Spiegelman * 2009
Quadrinhos na Cia * 296 páginas

"Maus" é uma história em quadrinhos verídica que relata o que aconteceu com Vladek Spiegelman, pai do autor deste livro, durante a Segunda Guerra Mundial. Este foi o primeiro livro em quadrinhos que li e o primeiro sobre a Segunda Guerra e a experiência foi muito legal.

Vladek era um judeu polonês que passou por muitas coisas, ele fez parte do exército que lutava contra os alemães, foi prisioneiro de guerra, viveu um tempo em Auschwitz (um Campo de Concentração para judeus, um dos mais crueis) e fez de tudo para sobreviver.

A história é contada em dois tempos, no começo de cada capítulo temos Art (o autor) chegando na casa de Vladek (seu pai), alguma coisa acontece e depois Vladek começa contar o que ele viveu durante a guerra. Não sei dizer se eu gostei mais das visitas do Art ou das narrativas de Vladek, ambas foram muito boas!

Este é um livro bem diferente, a ortografia dele não é "certinha", os verbos muitas vezes não estão conjugados e muitas regras de português são desrespeitadas, mas tudo isso é proposital para imitar o sotaque polonês da família do autor. No começo foi meio difícil de ler, mas me acostumei bem rápido.

As ilustrações me encantaram, elas são em preto e branco, mas tem bastante detalhes. O autor utilizou animais para representar os humanos na história: ratos (judeus), gatos (alemães), porcos (poloneses) e cachorros (americanos), gostei muito dessas metáforas.

Vladek durante a guerra foi muito esperto, mas passou por uns maus bocados, ele teve tanto ideias boas quanto ruins e conseguiu sobreviver com muita sorte! Nas visitas do Art ele já está mais velho, cheio de problemas de saúde, bem reclamão e avarento, mas mesmo assim gostei dele e ri bastante das suas manias!

Recomendo este livro para rodo mundo que gosta de História e quer aprender mais sobre a Segunda Guerra de uma maneira diferente e mais lúdica!

Beijos... Samantha Culceag.

5 comentários

  1. Oi!
    Esse livro parece muito interessante, eu gosto muito de história e sempre gosto de saber mais sobre a segunda guerra. Vai pra minha listinha!
    beijoss
    www.dosvinteadiante.com

    ResponderExcluir
  2. Heey!
    Adorei a história e a premissa desse livro, quero muito lê-lo, a única coisa que me incomoda um pouco são os erros ortográficos, mesmo que sejam propositais haha
    Abraços!
    Blog - Desbravando o Infinito

    ResponderExcluir
  3. Acho que não é muito meu estilo! Mas adorei sua resenha.
    Um beijo

    Dicas para Todas

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, vou adorar saber sua opinião!
Tem um blog? Após seu comentário deixe o link para que eu possa retribuir.
*Não serão retribuídos comentários como "gostei" e "legal", leia a postagem antes de comentar!