{Resenha} Claros Sinais de Loucura

Karen Harrigton * 3013
256 páginas * Intrínseca
"Também sou um livro não lido. Estou esperando para saber o que acontecerá comigo."
Sarah Nelson tem doze anos e uma vida diferente, sua mãe é louca e está internada e seu pai é um professor, porém bebe muito. Quando ela tinha dois anos sua mãe tentou afogá-la, assim como ao irmão gêmeo Simon, mas Simon não teve tanta sorte quanto a irmã e morreu. Mesmo agora, Sarah e o pai fazem de tudo para esconder o incidente do afogamento, o caso ficou bem popular na cidade e ninguém gosta de um bando de repórteres e uma multidão de pessoas querendo falar com você.

As férias estão chegando e Sarah tem duas missões: convencer o pai a não mandá-la passar o verão com os avós e pensar numa forma de escapar do trabalho da árvore genealógica que terá que fazer no próximo ano letivo, se ela fizer esse trabalho, todos descobrirão quem é sua mãe e a menina não deseja isso. Além disso tudo, Sarah está procurando sinais de que está ficando louca (ela tem certeza que a loucura da mãe foi passada geneticamente para ela). 
"É isso o que eu sou. Uma cripta de segredos. Eles se agitam dentro do meu peito como pássaros engaiolados que querem fugir, mas tem medo de voar."
Sarah é uma personagem absolutamente incrível, em muitos momentos me identifiquei com ela, em outros quis entrar no livro para lhe dar conselhos. Às vezes eu parava e pensava: "nossa, eu nunca teria coragem de fazer isso.". Sarah quase virou minha melhor amiga e eu acabei a leitura com um desejo de que ela criasse vida e viesse falar comigo. Sarah é meio exagerada em alguns aspectos da vida, dramática em outros, mas nunca deixa de ser inteligente e meio louca (desculpa aí, mas é verdade), ela gosta de colecionar palavras-problemas, subir em tocos de árvores, manter dois diários (um verdadeiro e um falso), falar com seu irmão morto e com uma planta que é sua melhor amiga, escrever cartas para personagens de livros e tantas outras coisas.

A narrativa em primeira pessoa pela voz da Sarah acontece na forma de diário, por causa disso que eu fiquei tão íntima da protagonista, esse tipo de narrativa (o meu preferido) aproxima bastante o leitor do narrador, que expoe melhor todos os seus sentimentos e pensamentos. Como Sarah tem uma certa paixão por palavras, constantemente "dá uma de dicionário" e explica o significado das palavras que gosta de usar, isso é legal, o leitor aprende durante a leitura.

O final para mim foi bem inesperado, depois da metade, a história começou a tomar um rumo diferente do que eu imaginava, ficou bem melhor depois dessa mudança!

Amei tanto esse livro que não tenho nem mais palavras... Acho que vocês já entenderam que ele é fantástico, né?

"Claros Sinais de Loucura" é um livro para ler sem parar, se encantar, deixar a "normalidade" de lado por um tempo e reconhecer as veias de loucura que todos nós temos!

Leiam e se encantem!
Beijos... Samantha Culceag.

15 comentários

  1. Sou apaixonada pelas suas resenhas Samantha! Sua simplicidade na hora de resenhar me deixa cada vez mais presa na resenha! haha'
    O livro parece ser realmente muito bom, e eu adoro também o fato de ser narrado em primeira pessoa, nos deixa mais proxima do personagem.
    Beijos
    Jardim de primavera

    ResponderExcluir
  2. Oi Samantha, Eu gostei muito da sua resenha apesar que eu não gosto muito de livros assim!!
    Ja estou seguindo!!
    http://infinitoparticulardoslivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Olá, Samantha! Que ótima resenha!
    Confesso que não um livro que eu leria, pela sinopse deu pra notar que Sarah sofre bastante em relação a família e histórias assim não são minhas favoritas, acho que pelo drama em si, mas a forma como escreveu me deixou com vontade de dar uma chance ao livro.
    Beijos!

    http://arosadoprincipe.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Eu sou louca pra ler esse livro, mas li muitas resenhas negativas a respeito e acabei não comprando por medo de não gostar. Eu acho, por alto, que o enredo é interessante. Pode ser que a narrativa não me agrade tanto, mas eu quero muito dar uma chance, principalmente proque eu amei a capa.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Não conhecia o livro e fiquei bem curiosa com relação a protagonista! Apesar de não ser meu tipo de livro preferido, sua resenha me instigou a ler *-*

    Beeeeijos
    http://cupcakedeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. nossa, achei diferente e um maximo esse livro! como eu sou meio louca fiquei morrendo de vontade de ler! hehe

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  7. Esse é um daqueles livros que só o título já justifica uma boa folheada, né? Eu me apaixonei à primeira vista pela história e espero conseguir ler em breve ♥

    The Fat Unicorn

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo joia?
    Nunca li o livro, mas gostei bastante da sua resenha, vou anotar como dica literária.

    Beijos
    intoxicadosporlivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Ameeei o titulo do livro e antes de ler a resenha tinha pensando em um personagem bem diferente para esse livro, mas gostei bastante. Vai entrar para minha lista de livros para ler! :)
    http://corujasemasas.blogspot.com.br/
    Beijos. <3

    ResponderExcluir
  10. Sua resenha realmente é muito interessante. Adorei. Não li o livro, mas tenho certeza que vou gostar muito. Vou ler o mais rápido possível.

    Beijos
    www.heyealaysa.com

    ResponderExcluir
  11. Oi Samantha, esse foi o último livro que li no mês de Fevereiro, e até agora não absorvi toda a história, é realmente chocante e nos da um toque de realidade, ele mexeu muito comigo, senti tudo que Sarah sentiu e o que ela passava no seu dia a dia. Realmente é um livro que deveria ser lido por todos.

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, vou adorar saber sua opinião!
Tem um blog? Após seu comentário deixe o link para que eu possa retribuir.
*Não serão retribuídos comentários como "gostei" e "legal", leia a postagem antes de comentar!