Mil e Quinhentos - o ano do desaparecimento

Sinopse:

Quando as grandes naus estão prestes a deixar Portugal rumo ás Índias, em 1500, os irmãos Atlântico. Juntos com um amigo francês, são escolhidos para viajar na embarcação principal de uma das expedições e acabam vivendo uma história emocionante e imprevisível. Lidar com perdas e enfrentar o desconhecido são apenas alguns desafios que terão de enfrentar. Na narrativa de Alan Oliveira, Pedro Álvares Cabral e Pero Vaz de Caminha são apena Coadjuvantes de uma história envolvente com doses certas de ralidade, mistério e imaginação.


Alan Oliveira * Gaivota
2012 * 128 páginas



Bruno e Rafael Scalfi são irmãos que viajaram para Lisboa em busca de aventuras, queriam conhecer o mar. Chegando lá, os dois fizeram amizade com Jean Marc, um garoto francês e juntos conseguiram um lugar na tripulação de Cabral que viajaria para as Índias. Os irmãos se meteram em confusão, e Bruno ficou machucado depois de uma briga com homens da embarcação.

Os navegantes souberam de boatos que haveriam terras a sudoeste, então decidiram mudar um pouco o curso da viagem e verificar se isso era mesmo verdade. Assim chegaram ao Brasil, fizeram contatos com os índios e começaram a investigar esse povo.

Bruno estava muito bravo, pois, devido ao seu machucado não pode sair no barco, apenas Rafael explorou as terras brasileiras. O navio partiu e então perceberam que Rafael não estava a bordo, teria desaparecido?

Onde poderia estar?

Mil e Quinhentos é uma leitura rápida, que mostra a vida da tripulação a bordo de um navio, os trabalhos e como são tratados. Ficamos por dentro de todas as etapas do descobrimento do Brasil, os desafios, os pensamentos dos Portugueses sobre os indígenas, entre outras coisas. A história do desaparecimento é revelada bem no final, que é muito surpreendente e emocionante.

A narrativa de Alan está de parabéns, é envolvente e leve, nos permite refletir sobre o que está acontecendo em cada cena. Passamos a conhecer os personagens bem no comecinho, o jeito de cada um é bem diferente e real, não é fantasioso como em alguns livros, personagens que não tem defeitos não rola.

Durante a trama vi que os irmãos sofreram algumas mudanças, eles não acabaram o livro como pensei que acabariam, principalmente Bruno. Também, com tantas reviravoltas em um ano e meio de viagem nas caravelas, eles mudaram sua forma de pensar.

A história trata de um assunto mais profundo do que apenas o descobrimento, fala de sentimentos, de desafios, de perdas e de como os irmãos Scalfi lidaram com isso, cada um de seu jeitinho. É emocionante!

Clique aqui para ler um trecho da história.
Beijos... Samantha.

Nenhum comentário

Postar um comentário

Obrigada pela visita, vou adorar saber sua opinião!
Tem um blog? Após seu comentário deixe o link para que eu possa retribuir.
*Não serão retribuídos comentários como "gostei" e "legal", leia a postagem antes de comentar!