{Resenha} Tolkien - O Senhor da Fantasia

Michael White * Dark Side
282 páginas * 2013

"O Senhor da Fantasia", de Michael White, é a biografia de J.R.R.Tolkien, o renomado autor de "O Senhor dos Anéis" e "O Hobbit", entre outras obras. Esse livro foi relançado em uma edição capa dura, limitada e lindíssima pela editora Dark Side, não resisti e pedi de presente de Natal.

Essa foi minha primeira experiência lendo uma biografia e posso dizer que AMEI, a narrativa de Michael é tão detalhada que às vezes parece que Tolkien é um personagem. Quando iniciei a leitura, já sabia um pouco da vida de Tolkien, mais a parte da sua carreira acadêmica em Oxford. Fiquei surpresa com a vida do autor, ele mudou de casa muitas vezes, esteve em diferentes lugares (dos quais, alguns ele gostou, outros não) e passou por algumas dificuldades.

Certamente, o mais interessante do livro é saber o que o levou a escrever "O Senhor dos Anéis", como a ideia surgiu, e ainda mais: quais detalhes da vida de Tolkien influenciaram suas obras. Sou muito fã do autor e esse livro me trouxe uma visão totalmente diferente da história, detalhes e comparações que eu não havia percebido ou sequer imaginado e quantos sentimentos e lembranças o autor camuflou nas páginas de sua história. "O Senhor dos Anéis" é uma obra que nasceu de muita dedicação, muitos e muitos anos foram necessários até a conclusão da fantasia e muitas negociações ocorreram antes da publicação final.

Os melhores capítulos são os do final, que tratam sobre o universo de Tolkien e a dificuldade que foi publicar o "Senhor dos Anéis" e "O Silmarillion". Também curti bastante as partes que falaram das duas guerras mundiais, Tolkien lutou na primeira e foi fortemente influenciado pela segunda.

A diagramação do livro está perfeita, a capa dura arredondada com baixo relevo dourado nas letras, fundo verde com impressão de estar envelhecido e páginas com a lateral em degradê marrom. O livro também veio com um pôster COMPLETAMENTE LINDO, que é um mapa da Terra Média (o mundo de Tolkien), estou pensando seriamente em enquadrá-lo. Além disso, muitas fotos do autor estão presentes na obra.

Foi divertido ler sobre Tolkien, sobre sua personalidade característica de um Hobbit, sobre seus métodos de escrita e sua vida (amorosa, familiar e afetiva). Recomendo para todos os fãs de "O Senhor dos Anéis", todos os fãs de Tolkien e de fantasia épica, este gênero tão maravilhoso <3

Espero que tenham gostado da resenha.
Me contem nos comentários se vocês gostam de ler biografias.
Beijos... Samantha Culceag.

4 comentários

  1. Olá...
    ♥ Eu assistir a todos os filmes do Senhor dos Aneis. Este livro
    deve ser muito bom mesmo, amei a resenha ;)

    Pinkiss
    by; Renata Princess ♥

    Blog:
    http://renataprincess2.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá. Gostei muito da resenha, fiquei interessada em ler o livro.

    http://submersa-em-palavras.blogspot.com.br/?m=1

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, vou adorar saber sua opinião!
Tem um blog? Após seu comentário deixe o link para que eu possa retribuir.
*Não serão retribuídos comentários como "gostei" e "legal", leia a postagem antes de comentar!