{Resenha} O Substituto

Brenna Yovanoff * Bertrand Brasil
336 páginas * 2012
"Todo mundo tem uma origem. Todos vieram de algum lugar. Só que o lugar de algumas pessoas é mais simples do que o de outras."
Mackie sabe que não é humano, além de ter alergia a ferro e sangue, ele não consegue pisar em solo sagrado sem sentir muita dor, a realidade é que ele foi colocado no lugar do Mackie verdadeiro quando os dois ainda eram bebês. O bebê verdadeiro foi levado por seres sobrenaturais sem nome que o mataram num sacrifício de sangue, uma recompensa a eles por manterem Gentry, a cidade, segura; enquanto ele, o Mackie falso, foi usado como distração para os pais da criança morta. Na época ele estava muito doente, perto de morrer, mas o amor de sua irmã mais velha, Emma, o ajudou a sobreviver!

Todos em Gentry apelam para supertições que afastam o mal (e esses seres que roubam os bebês), como enterrar quartzo no quintal, deixar uma tigela de leite do lado de fora ou pendurar ferraduras na porta, mas todos fingem que não sabem de nada. Mackie procura não chamar atenção das pessoas, passar despercebido, para que não corra risco de descobrirem a verdade sobre ele e matá-lo.

Mas, ultimamente Mackie está se sentindo mal por ter tido muito contato com ferro durante sua vida, em busca de uma cura ele se aproxima da sua espécie, descobre um monte de coisas que não sabia e faz de tudo para ajudar sua amiga, Tate, cuja irmã mais nova foi levada por esses seres. Mackie está disposto a fazer de tudo para impedir mais um derramamento de sangue, mas não será nada fácil, pois ele estará lutando contra inimigos perigosos! Será que ele vai conseguir?
"Assim era a vida em Gentry - eu tinha que ir para a escola diariamente e tentar me adaptar a um mundo onde todos preferiam ignorar as coisas que não se encaixavam, sempre dispostos a virar a cara desde que cada um fizesse sua parte."
Mackie é o narrador da história, gostei de conhecer sua visão do mundo, seus pensamentos sobre não ser humano e como ele lida com isso. Só achei que algumas informações foram repetidas, o que foi bem cansativo. A autora poderia ter explorado algumas coisas que ficaram vagas, como por exemplo os seres sobrenaturais, em vez de bater diversas vezes na mesma tecla.

Uma coisa super rica nesse livro é a ambientação, a autora falou bastante sobre Gentry, contou coisas do passado, lendas e costumes dos moradores de lá, além de ter descrito muito bem o lugar, é impossível não entrar na história! As descrições de pessoas e lugares foram o ponto alto do livro.

Mackie é um protagonista ótimo de acompanhar, ele tem uma história de vida bem diferente e dois desafios distintos para enfrentar, senti dó dele em algumas partes, dei alguns conselhos mentais e torci muito para que conseguisse resolver seus problemas e salvar a irmã da Tate!

Não gostei muito da Tate, ela passou o livro todo exigindo que o Mackie resolvesse seus problemas, mas não fez nada para resolvê-los ela própria, Tate só decide agir no final, quando Mackie está em apuros.

Minha cena preferida foi a de um show, achei muito tocante e gostei da forma com que o Mackie expressou seus sentimentos por meio da música, foi libertador, me aproximei bastante dele naquela hora!
"Todas as vezes que havia pensado sobre a minha condição ou na possibilidade de morrer, jamais entendera o que isso significava. Nunca tinha percebido o quanto eu desejava viver."
"O Substituto" foi uma leitura que me agradou, e apesar de ter falhado em alguns pontos, contém uma trama muito criativa e original que me divertiu em algumas partes e me deixou tensa em outras, além das descrições espetaculares. Não chega a ser um livro de terror pois não assusta, mas mesmo assim eu recomendo!

Beijos... Samantha Culceag. 

4 comentários

  1. Gostei da indicação apesar de ter falhado em alguns pontos! <3
    Beijo

    Dicas para Todas

    ResponderExcluir
  2. Oi, Samantha!

    Quero ler este livro há meses, mas fiquei em dúvida se valia a pena mesmo. Apesar da repetição constante e desnecessária, gostei bastante dos pontos positivos que você mencionou. O personagem principal também parece ser cativante e forte.
    Ótima resenha!

    Beijocas.
    http://artesaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Mackie é bem cativante mesmo!
      Fico muito feliz que tenha gostado da resenha!

      Excluir
  3. Oláá!
    Nossa, dos livros que vi ultimamente esse é um dos que mais fiquei com vontade de ler, acredita?
    Gostei bastante da capa, sua resenha ficou ótima.
    Beijos
    http://masenstale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, vou adorar saber sua opinião!
Tem um blog? Após seu comentário deixe o link para que eu possa retribuir.
*Não serão retribuídos comentários como "gostei" e "legal", leia a postagem antes de comentar!