{Resenha} Insurgente

Veronica Roth * Rocco
512 páginas * 2012

"Insurgente" é o segundo livro da trilogia distópica "Divergente" (resenha aqui) que se passa numa Chicago do futuro. No primeiro livro, Beatrice Prior descobre que é divergente, ou seja, não pertence a nenhuma das facções existentes, mas opta por ser iniciada na Audácia. Muitas coisas acontecem com Tris (seu novo nome), ela tem que enfrentar seus próprios medos e a facção da Erudição, que possui um plano que colocará a vida de muitos em riscos. No segundo volume, as coisas estão diferentes, pois Tris e Quatro tentam sobreviver e vão de facção em facção, sabendo que a Erudição está com um novo plano e que um grande confronto se aproxima.
"Às vezes sinto que estou colecionando as lições que cada facção tem a me ensinar e guardando-as na minha mente, como um guia para me virar no mundo. Há sempre algo a aprender, sempre algo que é importante entender."
"Insurgente", ao contrário de "Divergente" demorou para pegar o ritmo, a leitura só ficou legal depois da página 120, antes disso estava sentindo falta de ação na história. Mas como o livro tem 512 páginas, considerei o começo apenas uma introduçãozinha para a história fantástica que veio depois.

Achei a Tris mais madura e diferente, arriscando sua vida toda hora e lutando pelo que achava certo, mas também teve momentos em que sentiu dúvidas e medos. Gosto muito de ler a história sob o ponto de vista dela, acho legal essa mistura que ela tem, sendo uma personagem determinada e forte, mas que possui vulnerabilidades, não a vemos como alguém "perfeito", porém "humano", o que a torna uma heroína ainda mais incrível!

Uma coisa qua ainda não mudou nesta trilogia é a minha reação de amor e ódio com o Tobias, tem horas em que ele é todo romântico e fala umas coisas bonitas para a Tris, mas em outras, ele age de forma imprudente e faz coisas erradas e desnecessárias.

Muitos personagens me surpreenderam, alguns para o bem, outros para o mal, mas todos eles mudaram sua forma de pensar, ver o mundo e agir. Também houveram personagens novos que me deixaram espantada por aparecerem de repente e já serem tão importantes para a história!

Minha facção preferida é a Audácia, adoro os personagens de lá (tirando os traidores, é claro), eles conseguem ser divertidos e unidos, ao mesmo tempo que são guerreiros. Este livro não está mais focando apenas nesta facção, a Tris passa por todas as facções, o que é bem legal, pois pude conhecer um pouco mais de todas elas.

Estou com tanta vontade de assistir a adaptação desse livro para o cinema que já dei play no trailer umas cinco vezes e fui escutar toda a playlist, ouvi dizer que esta adaptação foi menos fiel que a do primeiro livro, mesmo assim estou ansiosa para assistir.

Apesar de alguns pontos negativos citados, não consegui dar apenas quatro stars para o livro pois ele me causou muitas emoções e me deixou louca no final. Eu adoro quanto um autor consegue mexer comigo desta forma! Acredito que "Convergente" será melhor e bem mais tenso (recebi alguns spoilers) e pretendo lê-lo em breve!

Beijos... Samantha Culceag.

5 comentários

  1. Adorei sua resenha, já assisti o filme e adorei.. tava mesmo com vontade de ler o livro!
    Beijo

    Dicas para Todas

    ResponderExcluir
  2. Oi Samantha!
    Insurgente é realmente muito bom gostei mais do que de Divergente! Eu comecei a assistir o filme e não terminei, vi só até a metade, mas já deu pra perceber que realmente não é fiel ao livro. O filme tocou bem mais no lado emocional, tem umas cenas mais "tensas" do que o livro, mas mesmo assim é bom.
    Mal posso esperar pra ler Convergente, ainda mais depois desse "final sem final", hehe! Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gostei mais de Divergente do que de Insurgente!
      Lado emocional? Ai meu Deus!
      Também não haha!
      Beijos!

      Excluir
  3. Oi Samantha, eu ainda não li o livro, apesar de ter achado Divergente minha melhor leitura de 2013 não consegui ir correndo para a continuação! Mas já vi o filme, e gostei bastante do que vi, porém já me falaram que houveram mudanças, pois bem, terei que ler mesmo e tirar minhas próprias conclusões.

    Beijos,
    Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  4. Oi Samantha
    Gostei desta distopia, já li a algum tempo mas agora estou vendo os filmes então lembro bem da história. O que mais me marcou neste livro foi uma traição familiar que a Tris sofreu, me deixou muito triste, ela não merecia. Espero que você goste do último livro, eu tive um baque muito grande com ele.
    Abraços,
    Gisela
    @lerparadivertir
    Ler para Divertir

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, vou adorar saber sua opinião!
Tem um blog? Após seu comentário deixe o link para que eu possa retribuir.
*Não serão retribuídos comentários como "gostei" e "legal", leia a postagem antes de comentar!