{Resenha} A Marca de Atena

Rick Riordan * 480 páginas
Intrínseca * 2012
"Ser um herói não significa que você seja invencível. Significa apenas que você seja corajoso o bastante para fazer o que é necessário."
"A Marca de Atena" é o terceiro livro da série Os Heróis do Olimpo, do autor Rick Riordan, essa série mistura mitologia Romana e Grega com os dias atuais.

Annabeth, Piper, Jason, Leo e o treinador Hedge acabam de chegar ao Acampamento Júpiter (dos romanos) à bordo do Argo II, um navio voador muito maneiro feito pelo Leo. Eles querem resgatar Percy que, devido a um plano arquitetado pela deusa Hera, foi acabar junto com os romanos, enquanto Jason, o pretor dos romanos (comandante do exército) acabou junto aos gregos.

O plano dos passageiros do Argo II é convencer os romanos (por meio de Percy e Jason) a ajudá-los a derrotar Gaia, que está despertando, mas as coisas acabam dando errado quando Leo é possuído por eidolons (espíritos do mal) e acaba atirando no Acampamento Júpiter com a balista do navio, o que faz com que Annabeth, Piper, Jason, Leo, Percy e seus dois novos amigos romanos Hazel e Frank (protagonistas de O Filho de Netuno, o livro anterior) fujam do acampamento enquanto são perseguidos por romanos furiosos que os chamam de traidores.

Agora a missão deles é ir até a Roma resgatar Nico (o irmão de Hazel) que foi aprisionado por Gaia e destruir dois gigantes que planejam acabar com Roma, sem falar na missão que Annabeth recebeu de sua mãe, Atena, aonde terá que enfrenter sozinha seu maior medo para honrar o nome da deusa.
"Mas Percy não se sentia poderoso. Quanto mais feitos heróicos realizava, mais se dava conta de suas limitações. Ele se sentia uma fraude. Não sou tão bom quanto vocês pensam, ele queria advertir os amigos."
Neste livro, a narrativa é feita em terceira pessoa com o ponto de vista alternado entre Piper, Percy, Leo e Annabeth, mesmo assim os sete semideuses da profecia tem papéis super importantes e, pela primeira vez todos aparecem, fiquei mega feliz quando percebi isso!

Mesmo com Leo sendo o "causador" da raiva dos romanos, é IMPOSSÍVEL sentir raiva dele, esse é o tipo de personagem que até se fizer a maior besteira do mundo terá o apoio do leitor. Como sempre, Leo Valdez me fez gargalhar tanto que até chorei, ele é um idiota! Em compensação, o livro também traz várias cenas de tensão.

O melhor personagem dessa história para mim é, sem dúvidas, o treinador Hedge, que como sempre ficou explodindo coisas e gritando "morram" para todos os monstros/inimigos que apareciam. Outra personagem que teve bastante destaque nessa história foi a Annabeth, nos sete livros anteriores, o leitor não teve muito acesso aos pensamentos dela, nem aos seus medos e inseguranças, nesse livro passei a ver um lado da personagem que eu não conhecia e gostei bastante de conhecê-la de verdade.

O Tio Rick arrasou descrevendo Roma, eu saí da minha cama e me materializei por lá de tão longe que a minha imaginação foi, faz tempo que eu não tinha tanta vontade de conhecer a Itália (e mais uma vez esse autor aumenta minha lista de viagens).
"Parques cortavam a cidade com uma louca coleção de palmeiras, pinheiros, juníperos e oliveiras, como se Roma não pudesse decidir a qual parte do mundo pertencia - ou talvez ela ainda acreditasse que o mundo todo pertencia a Roma."
O final desse livro é simplesmente desesperador, do tipo que você quer pegar o próximo volume imediatamente ou ter uma conversinha bem séria com o autor, com frases do tipo: "Como você pôde?", "Você é muito malvado", "Não acredito que isso aconteceu!".

Série Os Heróis do Olimpo

5- O Sangue do Olimpo

***

Muito, muito bom!
Beijos... Samantha Culceag.

8 comentários

  1. Heey!
    Eu adoro essa série [com exceção do último livro Blog - Desbravando o Infinito

    PS. Te indiquei para uma tag

    ResponderExcluir
  2. Oi Sam, tudo bom?
    Sou louca para ler essa série, ainda não tive oportunidade :(
    Um beijo
    Garota do Livro

    ResponderExcluir
  3. Oiii!! Eu to pra ler esse livro há tempos. Mas sempre vou passando outros livros na frente e acabo esquecendo "-"
    Bjs
    mundoemcartas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo joia?
    Já faz um bom tempo que estou querendo ler essa série, ainda não consegui ler nada do autor, mas em breve farei isso. Sua resenha me deixou com mais vontade <3

    Beijos
    http://intoxicadosporlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Eu adoro essa série! Aliás, eu sou apaixonada por mitologia, então...
    Amei conhecer seu blog!
    Abraços.
    http://www.oraculodeelfos.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também sou apaixonada por mitologia!
      Fico feliz que tenha gostado!

      Excluir

Obrigada pela visita, vou adorar saber sua opinião!
Tem um blog? Após seu comentário deixe o link para que eu possa retribuir.
*Não serão retribuídos comentários como "gostei" e "legal", leia a postagem antes de comentar!