{Resenha} O Fim do Alfabeto

CS Richardson * Novo Tempo
168 páginas * 2007

"O Fim do Alfabeto" está há mais de dois anos na minha estante e só agora decidi pegar para ler, confesso que me decepcionei muuuuito com a história, não era nada do que eu esparava :(

Esse livro conta a história de Ambrose, que no dia do aniversário de cinquenta anos, descobre que tem uma doença sem cura e somente mais um mês de vida. Após essa revelação ele decide visitar novamente alguns lugares que lhe trazem boas lembranças e ir a outros que sempre sonhou conhecer. Sem dar explicação alguma, Ambrose e sua esposa Zipper largam seus empregos e se preparam para a jornada, só existe uma regra: a ordem dos lugares deve ser de acordo com as letras do alfabeto, de A a Z.
"Viva o que resta. Viva o mais intensamente que vocês dois puderem."
O livro traz muitas lembranças e acontecimentos do passado das personagens, que foram o ponto mais alto da trama (adoro quando a história fica indo e voltando), mas acho que algumas cenas poderiam ter sido mais bem exploradas e detalhadas.

O fato do protagonista ter cinquenta anos não me ajudou em nada a gostar do livro, não me identifiquei com ele, talvez os leitores que estejam casados há muitos anos e gostem de viajar possam curtir essa leitura, mas não rolou para mim!

Os diálogos, embora sejam pouquíssimos, são bem estranhos pois não são marcados nem por aspas, nem por parenteses, só sabemos que é um diálogo quando depois dele há uma vírgula e a indicação de quem foi a fala. Aconteceu muito de eu ter que reler a fala toda pois pensei que era narração. Fora isso a diagramação está boa, inclusive a capa que eu acho muito bonita e tem tudo a ver.

O final foi meio abrupto, não que isso seja ruim, apenas estranhei um pouco e senti falta de alguma revelação que me surpreendesse, acabei a leitura pensando "Ué, foi só isso?".

Se você quer ler um livro que fale sobre a cultura e os pontos turísticos de vários lugares pelo mundo, esse não é adequado, a história está mais voltada para o romance (mesmo com as viagens), por isso eu me decepcionei com ela.

Beijos... Samantha Culceag.

3 comentários

  1. vishi eu fico toda confusa quando os diálogos não estão de forma clara na leitura.
    esse realmente não é um livro que eu leria pq n me interessou, pena que não curtiu tanto como gostaria.
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  2. Oi Samantha!
    Gostei bastante da capa e da sinopse, mas não sei se seria algo que eu leria depois de ler sua resenha. Eu, particularmente, amo diálogos, interações no livro, sabe?
    Acho que não vou gostar muito, mas obrigada pela dica, já sei que não devo ler! ;)
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, vou adorar saber sua opinião!
Tem um blog? Após seu comentário deixe o link para que eu possa retribuir.
*Não serão retribuídos comentários como "gostei" e "legal", leia a postagem antes de comentar!