{Resenha} O Senhor dos Anéis - As Duas Torres

J.R.R. Tolkien * Martins Fontes
1994 * 380 páginas
"E ali ele era um insignificante pequeno do Condado, um simples Hobbit do pacífico interior, do qual se esperava que encontrasse um caminho pelo qual os grandes não podiam, ou não ousavam passar. Era um destino cruel."
Acho que a forma mais adequada de resenhar esse livro seria por meio de uma longa canção, como aquelas que a maioria das raças da Terra-Média gostam de fazer, aquelas que passam de geração para geração, até virarem lendas e fonte de inspiração para várias pessoas. Mas, infelizmente, eu sou uma elfa que não é boa com canções, então, vamos ter que nos contentar com uma resenha normal.

"As Duas Torres" é o meu filme preferido, por esse motivo comecei o livro super animada e esperando muito, porém, gostei muito mais do livro "A Sociedade do Anel". Não que o livro "As Duas Torres" seja ruim, o que não é, mas é que a minha cena preferida de todos os filmes, é de longe a batalha do Abismo de Helm que no cinema é bem mais desenvolvida do que no livro. Por outro lado, o filme tem uma cena de que não gosto, que é a parte da toca da Laracna, mas eu amei quando a li, adorei as descrições e os comentários sobre o bicho!

A jornada que Frodo e Sam fazem é dura e muito difícil, assim como as batalhas que Aragorn, Legolas e Gimli travam com os orcs, até Merry e Pippin passam por várias dificuldades. Os heróis que Tolkien criou são fortes e determinados, gosto de cada um deles, são personagens super bem construídos, que com o tempo mostram ser verdadeiros heróis, cada qual com sabedoria e cultura diferentes, todos cultivando uma forte amizade!

Este livro fala bastante sobre esperança, sobre as pessoas que se agarraram a ela, sobre aquelas que estão quase perdendo-a e sobre aquelas que já não a possuem mais, só que continuam na luta, dia após dia, por aquilo que amam. No fundo todas essas pessoas cultivam a esperança e é isso que dá coragem a elas, apesar de muita gente duvidar, a esperança é sim a última que morre e se você ainda está vivo, ela está com você.
"(...) não amo a espada brilhante por sua agudeza, nem a flecha por sua rapidez, nem o guerreiro por sua glória. Só amo aquilo que eles defendem (...)."
Demorei muito tempo para acabar de ler este livro, parte por causa da letra pequena, parte por causa das folhas brancas que fazem meus olhos arderem e parte por causa das descrições, eu disse na resenha anterior que adoro as descrições do Tolkien (são mágicas), mas não consigo ler muitas páginas de uma vez só, leio um pouco e deixo de lado, depois de uns dias pego de novo para ler e por assim vai... Acho que dessa forma fica mais gostoso, tem certos momentos em que eu estou precisando ler este livro e outros em que eu quero mesmo é uma coisa mais leve para relaxar, pra mim não adianta ficar só com ele que eu acabo perdendo a vontade e, consequentemente, toda a magia e a aventura.

Uma coisa que me incomodou um pouco foi a parte do Frodo e do Sam, este livro é dividido em duas partes, uma que narra as aventuras de Aragorn, Legolas, Gimli, Merry e Pippin e a outra que fica só com a jornada longa e cansativa de Frodo e Sam que estão sendo guiados por Gollum... Qual parte eu gosto mais? Com certeza a que tem lutas e perigos! A primeira parte foi ótima, mas quando entrou os Hobbits e o Gollum, hum, ficou meio chatinho, muitos "Senhor Frodo", "Precioso", muitas montanhas, muita fome e cansaço, o que salvou foi a parte das batatas, depois dela a jornada desses três passou a ser mais interessante!

Recomendo muito essa trilogia, embora tenha ficado um pouco mega perdida no meio de tantos nomes de lugares e de pessoas que nunca apareceram antes nas histórias, me diverti muito com essa leitura e até mesmo dei umas risadas, não pude deixar de dar uma nota menor do que a máxima e colocar nos meus favoritos! Mas ainda não acabou, em breve lerei "O Retorno do Rei" e embarcarei na última parte dessa minha aventura!

Beijos... Samantha Culceag.

15 comentários

  1. Oie,
    poxa, acho que sou uma das poucas que não gostam deste livro.
    Não curto muito a série, li somente o primeiro livro.

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  2. Eu nunca li '"O senhor dos aneis" e nem o filme, não sei o por que kk
    Mas pela sua resenha parece ser muito bom!!!
    Beijos...
    Borboleta Rosa Vaidosa

    ResponderExcluir
  3. Sua resenha foi super completa!! Mas eu não consigo gostar desse tipo de história de jeito nenhum. :/

    Beijos! @steffanylopess
    www.steffanylopes.com.br
    http://fashiondaych.com.br/4468/perfil

    ResponderExcluir
  4. Sou fã assumido das obras de Tolkien e (até que fim!!!) comprei a trilogia do Senhor dos Anéis para ler. Se for falar dos filmes, eu os considero, em ordem decrescente de lançamentos, a minha preferencia. Em breve lerei os três. Amei sua resenha e a forma como você expôs sua opinião sincera. Parabéns!

    http://cantinadolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A minha preferência pelos livros é de ordem decrescente.
      Obrigada :) que bom que gostou!

      Excluir
  5. Olá!

    Não curto Tolkien, justamente pelas descrições e pelas letras miúdas. Sem falar na premissa que não me chamou a atenção, mas quem sabe um dia...

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com
    Facebook/resenhaeoutrascoisas

    ResponderExcluir
  6. Oi Samantha,
    Li Senhor dos Anéis há uns dez anos, e estou louco para reler.
    Sabe q tbm n curti mto a jornado do Frodo e do Sam? A parte com os outros personagens tem mto mais ação, e até a narrativa é mais fluída.
    Abraço,
    Alê
    www.alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Muitoo legal essa resenha. Eu ainda não li os livros do Senhor dos anéis, mas já assisti o filme e amo demais. Comecei a ler O hobbit e já estou amando mais ainda!

    bjs, Palavras Antigas - PA

    ResponderExcluir
  8. Às vezes eu me sinto meio herege por nunca ter assistido os filmes e nem lido nenhum livro dessa saga. Já tentei ler o primeiro, mas deixei de lado em poucas páginas. Acho que não faz mesmo o meu estilo, mas quem sabe outro dia eu tento de novo.

    The Fat Unicorn

    ResponderExcluir
  9. Oi Samantha, parabéns pela sua resenha. Pra falar a verdade a trilogia do Senhor dos Anéis não é o tipo de livro que me chama a atenção, acho que não faz meu tipo de leitura, sabe? Mas quem sabe um dia né, eu tente :D

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  10. Olá Samantha.

    kkkk já desisti de ler, eu vi os filmes e não interessei, na verdade eu amei os novos com o Hobbit rs.
    Eu já não gosto de muitas descrições, me da sono e quase me fazem desistir de ler, demoro muito para terminar por causa disso.
    As folhas brancas e letras pequenas atrapalham muito mesmo =/
    Muito boa sua resenha e opinião ^^

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também demoro, seria bem melhor se a folha não fosse branca!
      Obrigada :3

      Excluir
  11. Já li esse livro a tanto tempo que nem lembro direito hahahaha. Mas concordo com você em duas coisas, o "A Sociedade do Anel" também foi meu favorito e eu igualmente demorei bastante para lê-lo! Também ficava nesse de quanto mais eu lia, mais desanimada eu ficava hahahaha. Mas o livro é muito bom! Eu sou apaixonada pela história <3
    Beijos!

    Clara Vasques :: Blog

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, vou adorar saber sua opinião!
Tem um blog? Após seu comentário deixe o link para que eu possa retribuir.
*Não serão retribuídos comentários como "gostei" e "legal", leia a postagem antes de comentar!