{Coisas que Aprendi com...} Tolkien

Hey galera!
Faz um tempão que eu estava a fim de fazer uma postagem assim, um dia desses estava lendo "O Senhor dos Anéis - As Duas Torres" e pensando em tudo que aprendi com essa história e as outras de J.R.R.Tolkien, que é um dos meus autores preferidos, aí comecei a escrever e acabei com uma lista de 9 itens, na hora pensei: isso devia virar post, e aqui estamos! Futuramente, farei com outros autores de quem gosto muito!

Atenção: Esta postagem contém spoilers de O Senhor dos Anéis!!!

1- Até as pequenas pessoas conseguem fazer algo grande

Bilbo

Os Hobbits viviam no Condado, um lugar isolado na Terra Média, onde as guerras e a escuridão demorava para chegar. Se você perguntasse a alguma outra raça sobre eles, certamente só saberiam contar sobre antigas lendas desses pequenos. Quando Gandalf escalou Bilbo para ser o Ladrão da Companhia de Thorin, ninguém apoiou, afinal, ele era um Hobbit e não tinha nada de Ladrão, mas,no fim ele surpreendeu todo mundo mostrando seu valor e encontrando sua coragem, além de ensinar com iniciativa e muita força de vontade, que qualquer pessoa pode chegar aos seus objetivos!

2- Há um mundo lá fora.

Mapa da Terra Média

Esse mundo pode não ser a Terra Média, mas é um lugar bonito. De vez em quando ficamos tanto dentro de casa ouvindo as notícias ruins que chegamos a pensar que o mundo todo é mal e perigoso (a mesma coisa que estava na cabeça de Bilbo antes de ir em sua aventura: "Aventuras são coisas desconfortáveis, perigosas e nos atrasam pro jantar" haha) mas não é bem assim, o mundo tem lá os seus perigos (não aranhas gigantes, orcs, exércitos... Mas pessoas que podem ser igualmente ruins), mas também tem seus lugares maravilhosos (Alô Nova Zelândia), se você nunca sair de casa para viver sua aventura, nunca verá essas coisas maravilhosas!

3- Cair não é morrer

Gandalf e Balrog

Gandalf que o diga, quando ele caiu em Moria todos pensaram que ele tinha morrido, mas ele deu a volta por cima lutando contra o Balrog, um grande medo que ele teria de enfrentar alguma hora de qualquer jeito, esse é mais um grande ensinamento, se alguma coisa está ruim e te deixou pra baixo, dê a volta por cima, isso é possível!

4- Se algo der errado, basta chamar as águias.

Águias - O Senhor dos Anéis

As águias ajudaram inúmeras vezes nos livros de Tolkien, elas eram chamadas apenas em situações de extrema emergência. Na vida real é claro que você não vai sair voando numa águia gigante quando as coisas estiverem ruins (mesmo que essa seja uma ideia muito divertida), mas as águias podem representar seus amigos verdadeiros, aqueles que sempre estarão com você em momentos difíceis, você sempre poderá pedir ajuda a eles e se sentir um pouco mais seguro!

5- Não se pode julgar antes de conhecer.

Legolas e Gimli

Todos aqueles que leram ou assistiram "O Hobbit" ou "O Senhor dos Anéis" sabem da inimizade dos elfos e dos anões, quando Legolas e Gimli entraram para a Sociedade do Anel eles não se falavam, mas com o tempo se tornaram grandes amigos. A lição final? Da mesma forma que não se pode julgar uma pessoa somente pela sua raça, não se pode julgar uma pessoa sem conhecê-la, você pode estar perdendo a chance de fazer um excelente amigo!

6- Nunca duvide de uma mulher.

Éowyn em batalha

Ah, essa é uma grande lição, uma lição que rendeu uma cena extremamente épica e inesquecível, uma das melhores do filme! Quando Éowyn queria lutar, não deixaram pois ela era uma mulher, mas ela foi escondida para a guerra e acabou matando o Senhor dos Nazgûl, ainda por cima imortalizou a frase: "Mas não sou nenhum homem mortal! Você está olhando para uma mulher! Sou Éowyn, filha de Éomund. Você está se interpondo entre mim e meu senhor, que também é meu parente. Suma daqui, se não for mortal! Pois seja vivo ou morto-vivo obscuro, vou golpeá-lo se tocar nele!".

7- O amor é um sentimento muito forte.

Aragorn e Arwen

Ninguém pode negar que o amor de Aragorn e Arwen não seja forte e verdadeiro, para se manterem juntos ela abandonou sua imortalidade! As cenas onde os dois aparecem são lindas!

8- A esperança dura mais do que você imagina

Frodo e Sam

A jornada de Sam e Frodo para Mordor é a prova viva disso, muitas vezes durante a leitura a esperança acabou para os personagens (até mesmo para Gimli, Legolas, Aragorn, Merry e Pippin), mas eles já estavam longe demais para voltar, então tiveram de dar mais alguns passos. De vez enquanto a esperança voltava e ia embora novamente, mas, no fim, ela durou mais do que imaginavam, ela os levou até Mordor, quem diria, hein! Acho que no fim, a esperança é a última que morre mesmo, você pode pensar que está sem ela, mas seu coração, não!

9- Longas viagens te deixam com saudade de casa.

Condado - Toca de Hobbit

Deixam mesmo, quantas vezes Bilbo pensou em sua toca, sua cama macia e sua lareira quentinha durante a jornada para reconquistar Erebor? Até perdi as contas! Temos tanta vontade de sair do lugar onde estamos e conhecer o mundo, que nem reparamos o quanto gostamos de nosso lar e o quanto ele fará falta!

***
Então é isso pessoal, se vocês nunca assistiram ou leram as obras de Tolkien vocês estão perdendo uma viagem espetacular para um mundo imaginado nos mínimos detalhes, um mundo cheio de aventuras, personagens fantásticos e lugares para conhecer! Recomendo muito os livros desse autor!

Beijos... Samantha Culceag!

17 comentários

  1. Oi Samantha!
    Sensacional sua lista!!!!!
    AMEI a ideia e sua visão da história, preciso ler Senhor dos Anéis e não ficar só nos filmes né?
    Parabéns!
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Socorro meu sonho ler Senhor dos Anéis, mas com tanta gente ao meu redor falando que é cansativo me deixa meio desanimada. Mas quero ler agora! haha' Beijos
    http://www.jardimdeprimavera.com/

    ResponderExcluir
  3. Li apenas o título das coisas que você aprendeu e o primeiro parágrafo para não calhar spoilers :v Não li nada do universo Tolkien, e só vi o primeiro filme do Hobbit. Era para eu ter comprado Senhor dos Anéis e O Hobbit, mas ficou para a próxima. Post interessante, faça mais assim ô/
    ━━━━━━━ •✺• Like a Rock Like a Roll •✺• ━━━━━━━

    ResponderExcluir
  4. ai eu AMEEEEEEEEEEI esse post!!! eu sou apaixonada pelas obras do tolkien, já li algumas e quero ler tds

    www.tofucolorido.blogspot.com
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo post! ADOREI!!!
    OSDA é recheado de lições, aliás, as obras de Tolkien são recheadas de lições ;)

    bjos
    Pah
    Lendo e Escrevendo

    ResponderExcluir
  6. Nunca vi senhor do anéis. Mas adoreeei a sua listinha! Muito legal! :)
    Espero ver de outros autores logo..
    http://corujasemasas.blogspot.com.br/
    Beijos. <3

    ResponderExcluir
  7. Adorei o post! Nunca li, mas já assisti o filme, é muito legal e super fantástico.
    Beijos

    www.rabiscando.org

    ResponderExcluir
  8. Ahh eu queria muito conseguir me interessar por esse tipo de coisa, elfos e tal.. mas não rola ):

    Beijos! • meu blog

    ResponderExcluir
  9. Preciiiso ler essa saga!
    Confesso que o filme me da um pouco de sono, mas vou dar um chance para os livros!
    Beijão, Ana do dia ♥

    ResponderExcluir
  10. cara os livros da tolkien são demais, apesar de serem um pouco cansativos as vezes pq o cara é detalhista ao extremo, mas com certeza é um leitura que vc aprende mt.
    os filmes então nem se fala, apesar de terem cortado mt coisa pra poder fazer os filmes são igualmente incríveis.
    adorei a postagem.
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  11. que dimais esse post nunca li mais gostei muito da historia ..
    beijos

    http://loucaapaixonada22.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Queria muito dize que gosto de Tolkien, ou que aprendi alguma coisa com ele. Mas não. As histórias dele não me pegam igual as do C.S. Lewis. Talvez seja pela narrativa cansativa, não sei. Só acho que esperava bem mais do autor.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  13. De fato essa lista está ótima ! Vice conseguiu transcrever bem suas idéias para o papel (ou para o computador né ? Kkkk) . enfim , parabéns , vc é uma ótima blogueira

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, vou adorar saber sua opinião!
Tem um blog? Após seu comentário deixe o link para que eu possa retribuir.
*Não serão retribuídos comentários como "gostei" e "legal", leia a postagem antes de comentar!