{Resenha} A Seleção

Editora Seguinte * Kiera Cass
361 páginas * 2012
Um novo país, um povo dividido em castas, uma Seleção para ver quem será a futura princesa.

America é da casta 5, a casta dos artistas, ela vive com sua família e é feliz mesmo que a situação financeira na sua casa não seja das melhores. America tem um romance secreto com Aspen e tudo que deseja é se casar com ele que é o amor da sua vida, a única coisa que a impede são as castas, Aspen é da casta 6 e a mãe de America quer que a filha melhore de vida, não piore.

Um dia chega em sua casa uma carta, convidando as garotas para participarem do sorteio da Seleção, Aspen insiste que America se inscreva pois nunca se perdoaria se ela perdesse a chance de melhorar de vida e dar um pouco mais de dinheiro para a sua família. Então Aspen termina com ela e America é sorteada.

Com a certeza que nunca será a escolhida do príncipe Maxon, America parte para o castelo decidida a "aproveitar a comida até ser chutada para fora". Mas uma amizade entre ela e Maxon começa a nascer.
"Mas como é que eu tinha ido parar ali? Um mês antes, eu tinha uma porção de certezas na minha vida. Agora, o pouco que conhecia tinha ficado para trás. Casa nova, casta nova, vida nova. Tudo por conta de um pedaço de pepel idiota e de uma foto."
Quando comecei a ler "A Seleção" esperava uma história clichê sobre princesas e príncipes, mas não foi bem isso que eu encontrei! Essa é uma distopia maravilhosa com um toque de romance, um livro que nos faz ler muitas páginas de uma vez só e querer urgentemente os outros dois livros da trilogia!

A narrativa é em primeira pessoa feita por America, ela é mais voltada aos sentimentos da protagonista: a amizade por Maxon, o amor de Aspen, a raiva que sente por Celeste, o apoio que recebe da família... America não se tornou uma personagem fria, daquelas que não sabemos quase nada, ela se tornou alguém que conhecemos todos os segredos e acima de tudo entendemos. Também gostei da America pelo seu jeito de ser, ela procura fazer amigas em vez de inimigas e ajuda as meninas da Seleção, mesmo que estas não gostem dela. Ela se preocupa com as criadas do castelo, ao invés de apenas correr e se desesperar durante um ataque dos rebeldes. Isso tudo fez de America uma protagonista e tanto, que até daria uma boa Rainha.

Fiquei na dúvida sobre qual dos dois, Maxon ou Aspen, combina mais com America, comecei gostado mais de Aspen, passei para Maxon e terminei achando os dois muito fofos, quero continuar lendo a trilogia para saber com quem America vai ficar e escolher qual deles é o meu preferido!

A ambientação da história é o castelo, lá ocorre todos os jantares, aulas de comportamento, ataques dos rebeldes e também tem lugares aonde Maxon leva as Selecionadas para conversar. Depois de um tempo parece que moramos no castelo, e o consideramos mais ou menos como uma "bela jaula".

O ritmo da história é bem rápido, mesmo que não tenha cenas de ação, esse é um livro para ler numa sentada só, não travamos ou cansamos depois de muitos capítulos. Espero que continue assim nos próximos volumes!

Recomendo a Seleção para quem gosta de distopias e não abre mão do romance. Para quem gosta de leituras leves e personagens cativantes!

Trilogia "A Seleção"
A Seleção - Livro 1
A Elite - Livro 2
Contos da Seleção - Livro 2,5
A Escolha - Livro 3

***
Essa leitura faz parte do Desafio da Tradição:
Cinco stars para o livro! 
Beijos... Samantha Culceag.

21 comentários

  1. Também adorei o livro, apesar de achado muitos clichês durante a leitura, que de certo modo me incomodaram, mas não deixaram a história menos interessante.
    Também fiz uma resenha desse livro no meu blog se quiser conferir! :)

    Beijos,
    http://misssorrisos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. cara a história me interessa e não ao mesmo tempo!
    eu estava lendo um dos ebooks primeiro e não curti muito (aquele do principe), mas quando li o guada fiquei wtf man? kkk sério teve um fato lá que me deixou curiosa e a história em si já é bastante interessante.
    pretendo ler esse livro em breve.

    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  3. Gostei da resenha, acho que o livro deve ser realmente bom. Pretendo ler também, o quanto antes rs !
    <a href="http://depapocomgaby.blogspot.com''> Vem me visitar?! </a>

    ResponderExcluir
  4. Acho que seria mais assim... Recomendo para quem gosta de romance, com uma pitada - lá no fundo - de distopia.
    Acho que sou uma leitora tão maluca por distópicos, que fiquei meio que voando quando li esse livro. Tipo... Cadê o momento distópico?
    Romance demais, mi mi mi em excesso e a distopia que é bom, nada!
    Acho que por isso ainda não peguei A Elite para ler, apesar de que vou insistir nessa série. Não sou de desistir.
    E que venha A Elite!

    bjus
    terradecarol.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, não tem muita Distopia na história, é mais o lance de um novo país e dessas castas. Espero que você goste mais da história em "A Elite".

      Excluir
  5. Já li praticamente todos os livros, só preciso de A Escolha agora, mesmo esse não sendo meu livro, adoro a Seleção :3
    Team Aspen Forever!!!
    Beijos,
    Blog Como Julieta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você prefere o Aspen? Vamos ver qual dos dois eu escolho hahaha.

      Excluir
  6. Oi! Adoro essa série, acho ela muito bem construída, os personagens são perfeitos, amo todos e o "mundo" é muito interessante, só não gosto desse triângulo amoroso, que apesar de muito plausível, deixa a história um pouco chata.

    http://www.whoisllara.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também não curto triângulos amorosos, mas até que gostei desse.

      Excluir
  7. Aaaah eu to louca pra ler esse livro. Adoro histórias confusas assim, tipo triangulo amoroso e bla bla. Adorei a resenha

    Beijoos, Ana Carolina
    simplesglamour.blogspot,com
    Instagram e Twitter: @simplesglamour

    ResponderExcluir
  8. Ainda nenhum nenhum deles, mas já comprei todos os 2 livros, só falta para completar a coleção o livro dos contos, que com certeza vou comprar, pois eles, no mínimo, são lindos. Acho que vou gostar bastante da história, assim como você. Não vejo a hora de iniciar minha leitura.
    Abraços,
    Gisela
    @lerparadivertir
    Ler para Divertir

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para mim falta A Escolha e o livro dos Contos. Boa leitura!

      Excluir
  9. Oi Sá!
    Também ainda não sei quem combina mais com a America. Se você fosse a America, como mãe eu preferiria o príncipe Maxon porque além dele ser um cara legal, a vida com o Aspen seria muito difícil, mas o próprio coração deve ser levado em conta numa escolha que é pra vida toda.
    Beijos... Mamãe Elis Culceag. * Arquivo Passional *

    ResponderExcluir
  10. Amo distopias, amo romance e amei demais A Seleção!! No final desse livro, eu torcia para o Maxon. No final de A Elite, passei a não torcer pra ninguém!! hahaha... Espero que A Escolha conserte as coisas, quero muito matar logo a curiosidade de como essa trilogia termina!

    Espero que você continue empolgada com a leitura depois do próximo livro.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  11. Estou louca pra ler esse livro, haha. Adorei a resenha, beijos,
    http://www.thousandlivestolive.com/

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, vou adorar saber sua opinião!
Tem um blog? Após seu comentário deixe o link para que eu possa retribuir.
*Não serão retribuídos comentários como "gostei" e "legal", leia a postagem antes de comentar!