{Resenha} O Senhor dos Anéis - A Sociedade do Anel

J.R.R. Tolkien * Martins Fontes
1949 * 434 páginas
Lhes apresento o Senhor da Fantasia: J.R.R.Tolkien.

"O Senhor dos Anéis" é uma obra de fantasia, a melhor que li até hoje. Os elementos são tão reais que nem parece ser um  mundo inventado, no fundo a Terra Média já se tornou meu segundo lar, sei que vou para lá muitas e muitas vezes, sempre quando reler os livros. Sim, mal acabei a história e já estou me preparando para a releitura! O autor me conquistou desde o Prefácio, tenho que admitir que dei umas boas risadas!

Pra quem não sabe, "O Senhor dos Anéis" fala sobre o Um Anel (aham, nem sabia). Esse Um Anel foi criado por Sauron nas fortalezas de Mordor com o objetivo de dominar todas as raças, contolando outros anéis dados para os Elfos, Homens e Anões.

O Um Anel foi perdido por muitos anos até ser encontrado de novo (pra saber mais, leia O Hobbit) pelo Bilbo, um Hobbit que saiu em uma aventura. Bilbo viveu muitos anos no Condado, até partir para ver os elfos, deixando o Um Anel para seu sobrinho, Frodo, que ganha a tarefa - nada fácil - de destruir o Anel, mas isso só pode ser feito em Mordor, na fortaleza do inimigo.
"Existem alguns entre nós que cantam que a Sombra vai recuar, e a paz voltará. Mesmo assim, não acredito que o mundo possa ser o mesmo de antigamente, ou mesmo que a luz do Sol possa brilhar com a mesma intensidade."
Queria começar a minha opinião de diversas formas, a maioria delas dizendo que amo esse autor e que queria que estivesse escrito mais livros antes de morrer, mas acho que isso já está bastante claro para todos, não é?

"O Senhor dos Anéis" não é "O Hobbit", a narrativa é bem diferente, acontece que Tolkien descreveu muito as paisagens, mas dou razão a ele, ninguém cria um mundo tão perfeito e fica regulando descrição. Já ouvi muitas críticas desse livro dizendo que faltou ação e que os personagens ficam muito tempo andando. Talvez tenham ficado muito tempo andando, mas a riqueza dos detalhes é tanta que eu só presto atenção nisso! A gente vai reparando a mudança das paisagens conforme a viagem vai seguindo, vamos ficando curiosos para saber qual caminho os personagens vão tomar. Resumindo: toda a narrativa, descrição, ação, falta de ação, personagens, paradas em lugares, tudo foi extraordinário do meu ponto de vista.

O ritmo da história no começo é mais lento, mas depois começa a ficar agitado. Gostei do fato do autor contar toda a história dos Hobbits e mais coisas interessantes no Prólogo do livro, assim começamos a leitura ambientadas nos costumes desse povo tão incrível. Admito que um Prefácio, um Prólogo e o começo da aventura não foram o suficiente e dei uma espiada na Apêndice do último livro (curiosa).

Essa edição que eu tenho, vem acompanha de alguns mapas, eu já disse anteriormente aqui no blog que amooooo acompanhar a história pelos mapas, mesmo que eu tenha me perdido no meio de algumas montanhas e florestas (não existe GPS na Terra Média).
"Muitos que vivem merecem a morte. E alguns que morrem merecem viver. Você pode dar-lhes a vida? Então não seja tão ávido a julgar e condenar alguém à morte. Pois mesmo os muitos sábios não conseguem ver os dois lados."
Esse é um livro inteligente escrito por um cara genial, cheio de detalhes que nos deixam de boca aberta. Acho que todas as pessoas deveriam ler esse livro!

Essa foi minha aventura no primeiro livro da trilogia, mal posso esperar para me aventurar ainda mais nos próximos volumes!
Até logo... Samantha Culceag.

20 comentários

  1. Oi.

    Ainda não sei se leria o livro, mas me parece interessante.

    Beijos da Fê!
    http://fernandabizerra.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. por favor Sam, senhor dos anéis é uma das coisas mais incríveis que já li <3
    amei de verdade sua resenha, e confesso pra vc que toda vez que o frodo se oferece para levar o anel pra montanha lá na reunião eu choro horrores asuhshus
    enfim.
    amei seu blog, já havia curtido a página a algum tempo, mas sempre vinha aqui pra visitar, mas nunca comentei. agora estou seguindo e comentando
    bjus.
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E meu olho fica cheio de lágrimas até nas partes mais felizes da história hahaha! Obrigada por comentar!

      Excluir
  3. Nunca li , mas confesso que pela sua resenha parece ser bastante interessante!
    Adoro esse tipo de livro que faz com que a gente "viva" no livro, sinta as coisas que acontecem...
    Ótima resenha, beijinhos
    http://www.meninadepalavra.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também amo livros desse jeito! Que bom que gostou da resenha!

      Excluir
  4. Não sou muito fã de senhor dos aneis, nunca consegui ver os filmes e acho que nao vou gostar muito da historia :/ Mas belo post
    Beijoos, Ana Carolina
    simplesglamour.blogspot.com
    Instagram e Twitter: @simplesglamour

    ResponderExcluir
  5. Eu nunca li esse livro, só vi o filme, mas não curti o filme, quem sabe lendo eu goste! rs
    Um beijo, fica com Deus!!
    Blog Delicadinhah - Oficial / Fã Page / Twitter

    ResponderExcluir
  6. Oiee ;)
    Ainda não li nada do autor e pode me considerar E.T porque também não li Harry P e outros livros que a blogosfera falam " oOoh" rs sou meio do contra. Contudo acredito que quando tiver essa série lerei, afinal gosto de livros bem cintruidos e que me surpreenda como acredito que acontecera comigo nessa leitura. Beliscões da Máh♥

    BlogInstagram

    ResponderExcluir
  7. O livro eu nunca li... mas gostei muito da resenha..
    bjos

    sodevinte.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Senhor dos Anéis é maravilhoooso, sou muito fã tanto dos livros quanto dos filmes s2
    Os filmes eu paro pra assistir sempre que vejo que esta passando, não importa se ja esteja começado kkkk adoro demais

    Beijocas
    Sandra Schiavolin
    www.unhasdasbenhes.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Já falei que seu layout é lindo? Não?
    Então.. Ele é lindo!
    Eu ainda não li esse livro mas sou louca para ler.
    xoxo' <3

    É de grau! | Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou do Layout do blog.
      Tenho certeza que vai amar essa leitura!

      Excluir
  10. Ainda não vi os filmes nem li os livros, eu me canso muito rápido, apesar de amar esse tipo de estória. Já li sobre mitologia nórdica e dentre eles tinha o conto do anel do nibelungo, que foi justamente o que inspirou o senhor dos anéis.

    naoseavexe.blogspot.com

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, vou adorar saber sua opinião!
Tem um blog? Após seu comentário deixe o link para que eu possa retribuir.
*Não serão retribuídos comentários como "gostei" e "legal", leia a postagem antes de comentar!