A Tatuagem

Sinopse:


Duany mal ajudava a mãe e a irmã com a moenda do milho e outros afazeres de sua aldeia. Seu maior desejo – o qual compartilhava com todas as garotas da sua idade – era ter a tatuagem mais bonita de seu povo, para conseguir um bom pretendente para casar. Contudo, Duany encontrará pelo caminho uma criatura misteriosa, que mudará o rumo de sua vida. Acompanhe esse conto da tradição oral da etnia luo e descubra que nas mais fantásticas histórias podemos nos deparar com os mesmos dilemas de nossa realidade.



Editora Gaivota * 34 páginas
2012 * Rogério Andrade Barbosa

Duany é uma menina que vive atrasada, perde compromissos importantes e nunca ajuda a mãe nem a irmã mais nova em sua casa, até suas amigas já se acostumaram com sua falta de responsabilidade.

Um belo dia a menina combinou de ir com as amigas ao tatuador para fazerem algumas tatuagens, pois o sonho delas era ter o desenho mais bonito da aldeia para se casar com o melhor pretendente. Mas Duany (como sempre) acorda atrasada e sua mãe a obriga a ajudar em casa. Suas amigas cansadas de esperar a menina, vão embora marcando o caminho para Duany seguir depois, mas algo ou alguém muda o caminho fazendo a menina se perder e se deparar com um grande desafio.

O que esperava por Duany?

Esse livro é um conto do Povo Luo, que fica nas regiões do Quênia, Tanzânia e Uganda, é umas das histórias que todos recontam e assim passam de geração em geração.

Essa história é feita para ser lida e ouvida, há a descrição dos ambientes, das pessoas e vemos de forma bastante clara o dia-a-dia de Duany e das demais meninas de sua idade.

A diagramação é um capricho! Você pode ver um pedaço do livro aqui. Eu adorei as técnicas de pintura que foram usadas por Maurício Negro, alguns detalhes pareciam 3D e essa capa é muito linda!!! Mesmo nas folhas que não tinham figuras o fundo era diferente, parecendo papel amarelado e dando um toque e tanto.

Os personagens foram super bem construídos junto com os ambientes, também foi citada uma lenda que eu adorei conhecer, era sobre os espíritos dos antepassados que estravam em corpos de animais. Adorei essa leitura leve e rápida e recomendo para todos!

Por hoje é só...
Samantha Culceag

4 comentários

  1. Oi, Samantha!

    Esse livro parece ser muito bacana! Gosto muito de contos de outras culturas - é ótimo para aprendermos um pouco mais sobre ela.
    Fiquei curiosa para ver a diagramação, deve ser linda!

    Beijocas, flor.
    http://artesaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rafaela!
      Também adoro conhecer outras culturas por meio de contos, por isso amei esse livro!
      Beijos... Samantha

      Excluir
  2. Oi mocinha... adorei o nome da personagem do livro. Minha amiga de todas as horas chama-se Doane e sempre nos divertimos quando encontramos seu nome, ou derivações, por aí... Essa ela vai adorar saber.
    Beijo.

    Bye da Pah
    Livros Estrelas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal você ter encontrado mais essa variação para o nome da sua amiga.
      Beijos... Samantha

      Excluir

Obrigada pela visita, vou adorar saber sua opinião!
Tem um blog? Após seu comentário deixe o link para que eu possa retribuir.
*Não serão retribuídos comentários como "gostei" e "legal", leia a postagem antes de comentar!