A Maravilhosa Terra de Oz

Sinopse: O lenhador de latas e o espantalho voltam para mais uma aventura na Terra de Oz. Agora acompanharão o garoto Tip e seus amigos numa incrível jornada para tentar salvar a cidade das esmeraldas das agulhas de tricô do exército rebelde, comandado pela geral Jinjur. Para isso, precisarão enfrentar a velha Mombi, desvendar o mistério por trás do sumiço da princesa Ozma e, mais importante, terão de aprender a lidar e a conviver uns com os outros. No segundo livro da série de Oz, o leitor irá mergulhar ainda mais nessa terra mágica, se encantar com todos os seus mistérios e reencontrar personagens cativantes como Glinda, a bondosa. A tradução é do renomado escritor e tradutor Luiz Antonio Aguiar. As ilustrações de capa são da imaginativa e espirituosa polonesa Agata Wojakowska. Desta vez você não vai precisar de sapatinhos vermelhos mágicos ou de um ciclone para transportá- lo para Oz: é só abrir o livro para a aventura começar!

L. Frank Baum * 2013
Biruta * 300 páginas

Tip foi criado por Mombi (uma velha que mexia com bruxaria) e não se lembrava de seus pais. O garoto era obrigado a trazer lenha da floresta, limpar a casa e fazer diversas tarefas chatas. 

Toda tarde, Mombi saía e voltava quando já era de noite. Mas, um dia, Tip decidiu fazer uma pegadinha com Mombi. Ele pegou uma cabeça de abóbora e fez uma boneco, deu a sua criação o nome de Jack, em seguida Tip foi para floresta colher algumas frutas e, enquanto voltava, viu que Mombi retornara mais cedo do que o previsto e seu boneco ainda estava em manutenção. Mombi decidiu fazer uma pegadinha com Tip, ela havia visitado um amigo feiticeiro, e tinha em mãos um pó mágico da vida, ela usou esse pó em Jack, dando vida a ele. Tip se assustou revelando seu esconderijo e Mombi o levou para casa.

Enquanto a bruxa dormia, Tip fugiu junto com Jack, nessa fuga eles conheceram o Espantalho e o seu reino, que estava sendo dominado por um exército rebelde de garotas comandadas pela general Jinjur, essas meninas estavam armadas com poderosas agulhas de tricô e metiam medo em todos os cidadãos. Tip e Jack decidiram ajudar o Espantalho e iniciaram uma aventura com muitos outros amigos, cheia de magia, perigos e amizade, uma aventura comovente com um toque mágico que a Terra de Oz não pode deixar de ter.

Amei cada personagem da história, mesmo o M.A. Sr. Besouro A.I. (Magnificamente Aumentado e Altamente Instruído) que adorava zoar com seus parceiros. 


Porém durante a jornada, todos os personagens, mesmo tão distintos, acabaram se entendendo. Podemos achar em cada um deles uma qualidade especial que ajudou o grupo na sua missão: o cérebro do Espantalho, o coração do Lenhador de Lata, o estudo do Sr. Besouro, a palhaçada de Jack, a utilidade do Cavalo de Madeira e a autoridade de Tip

Algumas vezes a narrativa é bem fantasiosa a ponto de transformar algumas coisas (dois sofás, folhas de palmeiras gigantes, uma cabeça empalhada de alce e pó mágico, amarrados com cordas de varal) em uma máquina voadora de muita utilidade para fugir de um castelo que está sendo atacado por meninas com gigantescas agulhas de tricô.

Meu personagem favorito foi Jack, eu acho, ele é meio doido com ideias nada a ver com o assunto, sabe? Mas muuuuuuuuuito legal e me fez rir várias e várias vezes.


A cena mais legal foi bem no finalzinho, na parte em que um personagem fala a maior verdade do mundo, um papo divertido de Riqueza Interior que nos faz refletir sobre o assunto.


Recomendado? 
Mais que isso, favorito!
Beijos...Samantha.

2 comentários

  1. Ui, essa semana fui na livraria e fiquei me deliciando com esse livro na mão.. Muito fofo!

    Bye da Pah
    Livros Estrelas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Paloma!
      Esse livro tem uma diagramação linda mesmo! Eu amei!
      Beijos...Samantha

      Excluir

Obrigada pela visita, vou adorar saber sua opinião!
Tem um blog? Após seu comentário deixe o link para que eu possa retribuir.
*Não serão retribuídos comentários como "gostei" e "legal", leia a postagem antes de comentar!