Aqualtune e as histórias da África

Sinopse:

Maria, Guilherme, mais conhecido como “Orelha”, e Aqualtune só queriam curtir as férias juntos. Eram amigos desde sempre. Mas não imaginavam que uma simples viagem para uma fazenda longe da cidade grande se transformaria na maior aventura da vida deles. A revelação de uma antiga lenda africana, a presença de Cambinda, uma avó bem diferente das “vovós”, e a figura de Zumbi, o guerreiro dos Palmares, mudariam o destino de Aqualtune e seus amigos. Para se salvar, eles precisam correr contra o tempo. Com a ajuda de Kafil, um garoto esperto que conhece bem a floresta e seus segredos, Aqualtune vai enfrentar as forças da natureza, unir o passado e o presente e descobrir a verdade por trás da antiga lenda. Mas o tempo não espera por ninguém, e não vai esperar por eles.



Ana Cristina Massa* Ed. Gaivota
164 páginas* 2012

Aqualtune queria se chamar Alice pois não gostava de seu nome, toda vez que alguém perguntava e ela dizia Aqualtune, tinha de soletrar, então decidiu que ia se chamar Alice e começou a dizer esse nome, ninguém mais pediu que ela soletrasse, já que Alice é um nome bem comum.

"Para os amigos, Alice era só um apelido. O mundo é cheio de apelidos e diminutivos. Eduardo vira Edu, Luciana vira Lu, Ana vira Aninha, José vira Zezinho. (...) Aqualtune virou Alice." Página 11
A menina decidiu passar as férias com seus amigos, Maria e Guilherme (Orelha). A fazenda onde eles iam ficar era da época dos escravos e fora por muito tempo um engenho de cana-de-açúcar. 
“O destino de parte das férias era uma fazenda longe da cidade e perto de um lugar com muito mato e nome engraçado, Serra da Barriga, em Alagoas.” Página 11
Nessas férias eles vão descobrir a lenda de uma princesa Africana guerreira e corajosa, aprender mais sobre uma cultura que ainda não conheciam e enfrentar muitos perigos.

O livro é muito legal, a autora usa um pouco da cultura Africana, isso fica super bem na história, enquanto lia sobre a cultura do povo Bantu, conheci alguns rituais que eles fazem, vi o que é Bamburucema e como é a festa deles, a Congada.

Gostei da narrativa leve e com um toque de mistério, tem cenas ótimas, é difícil escolher a minha preferida. Rola um romance, mas esse não é o ponto central da história.


Recomendo! 

Beijinhos... 
Samantha.

2 comentários

  1. Olá, Samantha;

    Tudo bom?

    Que bom que gostou da leitura! "Aqualtune e as histórias da África" é um livro muito legal, pois mistura uma história fictícia com fatos de verdade! Um prato cheio pra quem gosta de história e mistério, né?

    Se quiser saber um pouco mais sobre nossos livros, corre lá no nosso blog! Aproveita e participa da seção Autor da Vez - dá pra você escrever sua história.

    Beijos Biruta!

    www.blogbirutagaivota.com.br

    ResponderExcluir
  2. É sim! Eu já visitei o blog de vocês, está muito bom. Até fiz um rascunho para o "Autor da vez", em breve eu mando a minha história.

    Beijos.... Samantha.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, vou adorar saber sua opinião!
Tem um blog? Após seu comentário deixe o link para que eu possa retribuir.
*Não serão retribuídos comentários como "gostei" e "legal", leia a postagem antes de comentar!