O Cavaleiro do Sonho

O cavaleiro do Sonho, Ana Maria Machado e Candido Portinari
Sinopse: Tem gente que olha para o mundo e acha que tudo está em perfeita ordem. Outros se assustam com as injustiças. Outros ainda decidem, com coragem, lutar contra o que consideram errado. Cheios de sonhos, por acreditar num mundo melhor, não temem ser ridicularizados e chamados de loucos. Saem corajosamente lutando contra moinhos de vento, desafiando ovelhas e vacas como se fossem exércitos armados. Assim era Dom Quixote, leitor de muitos livros. Inspirado nos heróis de cavalaria, transformou-se em cavaleiro andante que com Sancho Pança, seu fiel escudeiro, colocou em prática seu maior sonho: consertar o mundo, nem que perdesse a própria vida. Esta bela história é ilustrada por Candido Portinari, o artista que também sonhava com um mundo melhor. Dom Quixote protegia os fracos e combatia os poderosos com sua velha lança. Portinari denunciava as injustiça com as tintas, que tão mal faziam a sua saúde. E Ana Maria Machado, em tão boas companhias, reescreve a história de Dom Quixote de la Mancha para que você, jovem leitor, lute sempre por um mundo melhor e mais justo, sem medo de parecer tolo aos olhos dos outros.
Ana Maria Machado * Mercuryo Jovem
2005 * 56 páginas

Essa é uma adaptação de Ana Maria Machado, o livro original do Dom Quixote é bem grande e foi escrito por Miguel de Cervantes, concluído em 1615. Miguel faleceu em Madri no dia 23 de abril de 1616.

Dom Quixote de La Mancha, tinha muitos livros e imaginação, um dia decidiu virar cavaleiro com seu fiel escudeiro Sancho Pança. A partir daí ele passa a ver o mundo de uma forma diferente, como se ele fosse realmente um cavaleiro, transformando coisas simples em coisas fantásticas.
"Era sempre assim, em toda parte, o cavaleiro olhava para as coisas e pessoas comuns, e via malvados que precisava combater para ajudar os fracos."
Dom Quixote acreditava que feiticeiros queriam impedi-lo de ajudar o mundo.

Um dia perdeu uma luta, teve que voltar para casa, e ficar lá durante um ano, nesse tempo Dom Quixote volta ao normal, revê sua vida e chega a conclusão que havia endoidado.

O livro é cheio de ilustrações à lápis de cor de Candido Portinari (e também  tem uma gravura do livro original), achei lindo, dá para conhecer melhor o personagem.

Mas por que as pinturas foram feitas à lápis de cor?

Portinari usava tintas tóxicas que faziam mal à sua saúde, por isso, ele começou a fazer pinturas à lápis de cor, que não é tóxico. Posteriormente, a ONU (Organização das Nações Unidas) convidou Portinari a pintar dois painéis, um representando a "Guerra" e outro a "Paz". Os painéis eram muito grandes para serem feitos à lápis de cor, Portinari aceitou faze-los com tintas, mas morreu um tempo depois intoxicado.


Mas os grandes artistas nunca morrem, as suas obras sempre trarão uma lembrança deles.


Beijos...Samantha Culceag

Nenhum comentário

Postar um comentário

Obrigada pela visita, vou adorar saber sua opinião!
Tem um blog? Após seu comentário deixe o link para que eu possa retribuir.
*Não serão retribuídos comentários como "gostei" e "legal", leia a postagem antes de comentar!